Artista coloca rato inflável com códigos de Bitcoin na frente do Banco Central dos EUA

(Foto: Divulgação)

A entrada do escritório do Federal Reserve em Wall Street, o banco central americano, começou a semana passada com um rato gigante inflável. O animal tinha em sua pele diversos códigos de criptografia relacionados ao Bitcoin. A obra é um protesto contra a resistência do FED a criptomoedas e um lembrança do intuito de Satoshi Nakamoto ao desenvolver a tecnologia.

A intervenção artística tomou popularidade após uma publicação no Reddit. A criação é obra de Nelson Saiers, investidor bem-sucedido de derivativos em Wall Street, que completou seu PhD em matemática em doze meses, aos 23 anos, e é artista plástico, já tendo feito instalações com conceitos relacionados a matemática e finanças.

Foto publicada pelo usuário logov no Reddit.

Segundo o The Block, que entrevistou o investidor e artista, Saiers trabalhou no Deutsche Bank durante a crise financeira global de 2008. Nelson explicou o propósito da intervenção e de que maneira sua obra é diferente dos ratos gigantes usados frequentemente em manifestações de sindicatos nos EUA:

Essa peça é diferente porque está cheia de códigos de Bitcoin e algumas equações relacionadas, Há uns dez anos, enquanto o Programa de Resolução de Ativos Problemáticos (TARP) estava recuperando a economia, Satoshi Nakamoto escreveu esse código com as palavras de 3 de janeiro do The Times: “Chanceler a um passo de segundo resgate para bancos” […] Satoshi parecia realmente contrário à centralização e disse que acabou sendo usurpado. Queria ser fiel a suas visões e refleti-las nessa obra de arte.

A criação de Saiers criou diversos tipos de impressão entre os usuários do Reddit.

Um comentário dizia, de forma irônica: “Ratos significam os proprietários de projetos de construção vergonhosos, egoísta e inescrupulosos. Então estão identificando o FED como egoísta. Realmente uma revelação incrível.”

Outro usuário disse que passou pelo rato, mas não compreendeu que se tratava de algo relacionado a Bitcoin até ver as publicações relacionadas.

O FED diversas vezes considerou as criptomoedas como uma ameaça à ordem financeira, tratando-as quase sempre como uma fonte de crimes, às vezes até de forma irônica. O presidente da instituição em San francisco, John Williams, chegou a dizer que as criptomoedas “não passam no teste básico do que uma moeda deveria ser”.


BitcoinTrade

Baixe agora o aplicativo da melhor plataforma de criptomoedas do Brasil
Cadastre-se e confira todas as novidades da ferramenta, acesse: www.bitcointrade.com.br
Siga também o nosso Instagram com análises diárias.

Receba nossa Newsletter

Quer receber as principais notícias e análises? Coloque seu e-mail abaixo!