Apenas 318 endereços controlam 80% de todas as Tethers (USDT) emitidas

(Foto: Shutterstock)

Pouco mais de 300 endereços de Tether (USDT) são responsáveis por deterem 80% de todos os tokens emitidos, relatou a CoinMetrics à Bloomberg após uma pesquisa realizada pela empresa.

“A concentração de Tether sugere que o controle está nas mãos de alguns poucos players centrais que podem alterar o preço do Bitcoin e têm interesse em fazê-lo”, disse John Griffin, professor de finanças da Universidade do Texas, em Austin. Também sugere que muitas exchanges têm interesse em manter o Tether funcionando.”

Tether é atualmente a principal stablecoin do mercado. Stablecoins são criptomoedas estáveis, onde seu preço foi feito para ser pareado com o dólar, ou seja, 1 USDT tende a ser sempre igual a 1 dólar. O Tether atualmente já tem mais de 4 bilhões de tokens emitidos.

A alta concentração de Tether aumenta o risco do mercado, dado que mais de 40% das negociações na Binance, por exemplo, passam pelo USDT. Na Huobi, outra gigante mundial, 80% das negociações passam por USDT. Nas últimas 24 horas, o volume negociado de Tether se igualou ao do Bitcoin, ambos com US$ 20 bilhões.

De acordo com a ‘Rich List‘ do próprio site da Tether, o maior detentor do token é a Binance, com um endereço contendo mais de 350.000 USDT, seguido pelo Tether Treasury e pela exchange Huobi, com 257.000 USDT e 240.000 USDT respectivamente.

O Coin Metrics analisou endereços com pelo menos US$ 1 milhão em Tethers nos blockchains OMNI e Ethereum. O Tether também é usado em alguns outros blockchains menores. Uma única pessoa ou entidade pode ter vários endereços, de modo que a moeda pode até ser mais concentrada ainda.

Em um relatório divulgado em maio deste ano, a empresa por trás da stablecoin Tether (USDT) disse ter fundo suficiente para sustentar 74% de suas stablecoins. Segundo o relatório, qualquer sugestão de que os detentores de USDT enfrentam risco de liquidez é pura especulação.

Em novembro de 2018, o Departamento de Justiça dos EUA (DoJ) iniciou uma investigação sobre manipulação do mercado de criptomoedas para saber se o Tether foi responsável pela alta do bitcocin.


Compre criptomoedas na 3xBit

Inovação e segurança. Troque suas criptomoedas na corretora que mais inova do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://3xbit.com.br

Receba nossa Newsletter

Quer receber as principais notícias e análises? Coloque seu e-mail abaixo!