AMD Aumenta Produção de Placas de Vídeo para Atender Mineração de Criptomoedas

A AMD está bem ciente de que suas placas gráficas gráficas são escassas, e a empresa disse que está trabalhando nesse problema, aumentando a produção.

Tanto a AMD como a sua principal concorrente, a Nvidia, lidaram com uma demanda incrivelmente alta por GPUs no ano passado – demanda impulsionada por clientes que procuram usar placas gráficas para mineração de criptomoedas. A AMD lançou a sua nova série de GPUs RX Vega em agosto passado, e as duas placas gráficas nessa linha (Vega 56 e Vega 64) estão essencialmente esgotadas desde então. Mesmo para modelos personalizados que usam essas GPUs, é muito difícil conseguir comprar atualmente.

A AMD apresentou resultados sólidos no quarto trimestre de seu ano fiscal de 2017, com receita de US$ 1,48 bilhão – um aumento de 34% em relação ao ano anterior. Isso incluiu $ 958 milhões contribuídos pela divisão de Computação e Gráficos da AMD, cifra que foi 60% maior do que no mesmo trimestre do ano anterior. O aumento foi “impulsionado principalmente por fortes vendas de placas de vídeo e processadores de desktop Ryzen”, disse a empresa.

Falando durante uma reunião com investidores para discutir o relatório de ganhos, a CEO da AMD, a Dra. Lisa Su, disse que o mercado de mineração de criptomoedas está “consumindo muitas GPUs”. Ela acrescentou: “É uma boa parte do nosso negócio”.

A Dr. Su também disse que grande parte do crescimento das vendas que a AMD viu em suas placas gráficas veio “fora do mercado blockchain” e reconheceu que a alta demanda desse segmento causou uma grave insuficiência em outros lugares.

“O canal de gráficos é muito baixo e certamente estamos trabalhando para reabastecer esse setor”, disse Su. Como a disponibilidade de placas gráficas é “mais baixa do que gostaríamos que fosse”, ela acrescentou, “estamos aumentando a produção”. No entanto, Su observou que a AMD enfrenta algumas questões de oferta: embora a fabricação não seja restrita pela disponibilidade de silício, a empresa está lutando com escassez de memória GDDR5 e HBM2. (O tipo de RAM anterior é usado nos cartões da série RX 400 e RX 500, enquanto o último é usado na linha RX Vega).

“Continuamos trabalhando com isso com nossos parceiros”, disse Su.

A Nvidia recentemente comunicou alguns de seus revendedores a tentar limitar a quantidade de vendas de placas de vídeo para um único usuário, a fim de tentar atender a demanda dos gamers, que ela diz ser seus principais clientes. Como a demanda por placas de vídeo estão muito altas, quando elas chegavam nos distribuidores, pessoas interessadas em mineração de criptomoedas já adquiriam todas em estoque, dificultado assim aquela pessoa que só queria comprar uma para o seu computador e fazendo também com que o preço aumentasse. Algumas placas chegaram a dobrar de preço nos últimos meses.

Leia Também: Janeiro foi o Sétimo Pior Mês da História do Bitcoin

 

BitcoinTrade

A primeira plataforma Brasileira que você pode comprar com segurança utilizando o seu Cartão de Crédito como forma de pagamento. Eles aceitam Visa e Mastercard. A BitcoinTrade ainda conta com certificação de segurança PCI Compliance, a única no Brasil. Acesse aqui: https://www.bitcointrade.com.br

loading...
loading...
  • Leandro Souza Paulo

    Pelo menos a AMD abriu os olhos para o mercado, não importa a razão e motivo, a placa está sendo vendida. E que bom! Muitas empresas de produtos e serviços sonham com uma oportunidade dessa, e a Nvidia a ignora, falando que o foco é gamer… Aff, que preguiça!

    • William Santos

      Amigo, desculpe, mas voce diz nada com nada.

    • Gabriel Marques

      Mas o foco realmente é o gamer, minerador que está caindo de paraquedas em um produto que não é destinado a eles.

      • Victor Sá

        O foco de qualquer empresa é o dinheiro. A partir do momento que for mais interessante focar na mineração de criptomoedas pode ter certeza que elas o farão.

        • Luiz Eduardo

          Com certeza, qual é o empresário que vai optar pelo cliente que possa lhe gerar menos dinheiro? T

        • italo

          exato, se a empresa ta perdendo no X e ganhando no Y ele vai investir mais no Y isso é obvio. é impossivel agradar a todos.

    • Gildarts Clive

      Com esse pensamento, ainda bem que vc não e presidente da Nvidia, se a AMD já esta ferrando os gamers dessa forma, fico imaginando se a Nvidia fizesse o mesmo como vc diz.

  • Leandro Souza Paulo

    Esse mercado é muito volátil, com a queda do valor do BTC, tudo cai, com certeza a demanda vai cair também, veremos uma chuva de placas de vídeo usadas sendo vendidas a preço bem baixos! (É uma hipótese)

    • elison siqueira

      díficil, tem moeda ganhando cada vez mais espaço, exemplo é o bitcore que subiu muito de valor nessa queda em relação ao bitcoin, zcash e eth ainda estão bem valorizados, existe outras moedas a sair que vão usar mineração, a coisa só piora quando o bitcoin caí, já que as pessoas preferem investir nas placas de video que em comprar bitcoin e esperar valorizar.

    • Jonata Lacerda

      Para de sonhar. O evento só foi o desespero dos banqueiros e países que não queriam bitcoin como moeda comercializada em seu país.

      O efeito foi ao contrário. Quiseram diminuir o valor, agora ele vai aumentar. Já esta em 30k hoje a noite vai estar 32 com certeza. Semana que vem 37-42 cada por vários meses.

  • EderSam

    Bitcoin caiu demais, essa procura por placas de vídeo não vai ser tão intensa como nos meses que se passaram. Mineradores não vão conseguir se sustentar por muito tempo e já tem monte de placa de vídeos com os dias contados devido ao uso extremo 24 horas por dia…
    Não comprem placas de vídeo usadas para não ficarem no prejuízo, esperem alguns meses até estabilizar os preços novamente.

    • Fellipe

      “Bitcoin caiu demais” Bitcoin nesta mesma época do ano estava em 1300, hoje mesmo com a queda está perto dos 9000…

    • Jonata Lacerda

      Claro que vai rapaz.Essa queda é frequente. A mídia só quer polêmica. Ainda hoje o bitcoin vai estar 32 e semana que vem 37 a 42 mil cada um.

  • Gildarts Clive

    Fabricando placa pra mineração e não pra games… Ta “serto”.

    • Canguru Urologista

      Eles estão certos. Quem compra mais? Os mineradores. Se fizerem pros mineradores a produção atual da nvidia que é voltada para uso doméstico não vai ser afetada e assim teremos uma estabilização dos preços.

  • Leandro Silva

    E um problema sério. As empresas sabem que a criptomoeda pode deixar de ser rentável, diminuir bruscamente. E a moda vai passar, mas se o gamer que não consegue comprar placas mais caras migrar para outro tipo de entretenimento vão levar prejuízo em dobro.

  • Canguru Urologista

    Entendam: assim que os governos começarem a regulação tudo vai passar, e isso deve acontecer ainda esse ano.

  • Bruno Cesar

    Houve escassez de placas de vídeo em final 2013 para 2014, quando BTC bateu 1000usd e em final de 2016 para 2017 quando Ethereum bombou, agora foi de final 2017 para 2018. Mas sempre no meio desses anos o mercado se reabasteceu novamente, provavelmente acontecerá o mesmo em meados de 2018 com placas de vídeo ao preço normal e escassez de final 2018 para 2019.