Alemanha Junta-se à Europa para Regulamentar o Bitcoin

A Alemanha se juntou ao empenho europeu de regulamentar o bitcoin por preocupação com seu uso para lavagem de dinheiro, tráfico de drogas e financiamento de terroristas.

O Ministério das Finanças da Alemanha saudou a proposta do ministro francês das Finanças, Bruno Le Maire, de pedir ao G20 que considere a regulamentação conjunta do bitcoin. O governo italiano compartilha essas preocupações e está aberto à regulamentação, enquanto a União Européia apoia as regras de bitcoin que o Reino Unido quer.

Alemanha cita Riscos Especulativos

O Ministério das Finanças da Alemanha disse que faz sentido considerar os riscos especulativos das moedas virtuais e seus efeitos no sistema financeiro internacional.

O ministério disse que a próxima reunião dos ministros das finanças do G20 e dos chefes dos bancos centrais seria um momento oportuno para discutir a questão.

Contratos Futuros de Bitcoin trazem preocupações

A preocupação aumentou na Europa como resultado da negociação de contratos futuros de bitcoin que foi lançado recentemente pelo CME Group e pela Cboe. Apesar de não ter sido na Europa, é apenas questão de tempo até chegar lá.

A Alemanha é a maior economia da Europa, e o Ministério das Finanças monitora atentamente os desenvolvimentos do mercado financeiro, informou o ministério, incluindo os desenvolvimentos atuais. Em uma entrevista de fim de semana na televisão LCI da França, Le Maire trouxe as preocupaçõesa público, que já foram expressadas anteriormente, já que o bitcoin avançou agora faz parte no mainstream financeiro.

Ele disse que não gosta do bitcoin porque facilita o terrorismo e a lavagem de dinheiro. Ele também está preocupado com o fato de ser um risco especulativo para as pessoas que estão tentando economizar dinheiro.

Legisladores querem fortalecer as regras anti-lavagem de dinheiro

Os parlamentares e representantes da União Europeia aprovaram na sexta-feira a necessidade de revisar as regras anti-lavagem de dinheiro do bloco econômico, ampliando o quadro para incluir as empresas que supervisionam e transferem moedas virtuais, de acordo com a Comissão Européia. As empresas terão que identificar seus clientes e reportar atividades suspeitas.

Stephen Barclay, o secretário econômico do Tesouro britânico, disse aos legisladores em novembro que novas regras somariam plataformas virtuais de troca de moeda e fornecedores de carteiras para a regulamentação contra a lavagem de dinheiro e o financiamento do terrorismo. O governo do Reino Unido disse que as moedas digitais podem facilitar o cibercrime. O Tesouro observou ainda que há poucas evidências que as moedas digitais são usadas para lavagem de dinheiro, mas essa atividade deverá aumentar. Por isso, os regulamentos propostos seriam úteis.

Você é a favor da regulamentação das criptomoedas em geral? Acredita que isso pode trazer segurança para o mercado? Ou acha que o governo não deve se meter? Deixe sua opinião nos comentários.

 

Leia também: Trader Aposta US$ 1 Milhão que Bitcoin Chegará a US$ 50 mil em 2018

 

BitcoinTrade

A primeira plataforma Brasileira que você pode comprar com segurança utilizando o seu Cartão de Crédito como forma de pagamento. Eles aceitam Visa e Mastercard. A BitcoinTrade ainda conta com certificação de segurança PCI Compliance, a única no Brasil. Acesse aqui: https://www.bitcointrade.com.br

Receba nossa Newsletter

Quer receber as principais notícias e análises? Coloque seu e-mail abaixo!