Além das criptomoedas: conheça os projetos blockchain de sucesso

Foto: Shutterstock

Até agora, você pelo menos já ouviu sobre a tecnologia blockchain, se já não sabe o que ela implica.

Desde que o white paper Bitcoin de Satoshi Nakamoto foi publicado em 2009, o blockchain foi denominado como tendo a capacidade de revolucionar o setor financeiro e até substituir a moeda fiduciária.

No entanto, os casos de uso da tecnologia blockchain não se limitam às moedas digitais, que são simbolizadas pelo Bitcoin.

Como essa tecnologia pode fornecer maior transparência, justiça e redução de custos para as empresas, a blockchain está tendo um efeito notável em diferentes setores.

Este artigo procura destacar diferentes projetos de blockchain que foram implementados com sucesso e que não envolvem criptomoedas.

Contrato Inteligente em blockchain

Burst IQ

Os contratos baseados em blockchain de big data deste projeto ajudam pacientes e médicos em Denver, Colorado, a transferir informações médicas confidenciais de maneira segura.

Os contratos inteligentes criam os parâmetros de quais informações podem ser transferidas e até mostram os detalhes de intervenções de saúde personalizadas para cada paciente.

Propy

Localizado em Palo Alto, Califórnia, o Propy é um mercado imobiliário internacional caracterizado por uma estrutura de registro de títulos descentralizada.

Este mercado digital emprega tecnologia blockchain para facilitar a emissão de títulos em tempo real e fornece propriedades que podem ser compradas usando moedas digitais.

Aplicativos de Internet das Coisas (IoT)

Filament

Sediada em Reno, Nevada (EUA), esta empresa oferece software e hardware de microchip que permitem que dispositivos vinculados sejam executados no blockchain.

As ofertas da Filament criptografam informações do livro razão, disseminam dados em tempo real para outras máquinas vinculadas a blockchain e permitem a monetização dessas máquinas em conexão com os carimbos de data e hora.

HYPR

Esta empresa está sediada em Nova York e é especializada na prevenção de riscos à segurança cibernética em dispositivos IoT usando suas soluções descentralizadas.

Com a remoção de senhas de um servidor centralizado e a substituição por soluções biométricas e sem senhas, a empresa torna praticamente impossível a violação dos dispositivos IoT.

Aplicações logísticas

DHL

A multinacional de remessas DHL está liderando o caminho quando se trata da utilização da logística baseada em blockchain.

Essencialmente, a empresa emprega essa tecnologia para manter um registro digital de remessas e preservar a integridade das transações.

Maersk 

Sediado na Dinamarca, mas com filiais em todo o mundo, esse conglomerado de remessas está colaborando com a IBM para incorporar a tecnologia blockchain no comércio global.

As duas formas vão utilizar essa tecnologia para compreender melhor a cadeia de suprimentos e rastrear mercadorias online em todas as jurisdições internacionais em tempo real.

Esses exemplos destacam algumas das indústrias além das criptomoedas que estão aproveitando os recursos da tecnologia blockchain. No entanto, é essencial observar que os projetos bem-sucedidos não se limitam aos destacados.

Em vez disso, várias outras indústrias e negócios como o Walmart já incorporaram projetos de blockchain em seus processos e estão colhendo os benefícios.

Não há dúvida de que a tecnologia blockchain é a palavra mais quente na indústria de tecnologia.

Com base nos projetos destacados, é evidente que vários setores, além das criptomoedas, estão adotando-a para melhorar a transparência, atrapalhar os concorrentes e otimizar os processos internos.

No entanto, os projetos de blockchain exigem paciência para obter doadores, adquirir usuários e dimensionar suas plataformas antes de descrevê-los como transformadores.

O futuro parece brilhante com pesquisa e desenvolvimento contínuos.

Sobre o autor

Fares Alkudmani é formado em Administração pela Universidade Tishreen, na Síria, com MBA pela Edinburgh Business School, da Escócia. Desde janeiro de 2019 atua na empresa de criptomoedas Changelly como gerente geral para a América Latina.


Compre Bitcoin na Coinext 

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br

Receba nossa Newsletter

Quer receber as principais notícias e análises? Coloque seu e-mail abaixo!