Agente do DEA: Especuladores tomaram lugar de traficantes no uso do Bitcoin

(Foto: Shutterstock)

Os especuladores passaram a ser os principais usuários de Bitcoin, em vez de traficantes de drogas. A afirmação é de um membro do Departamento de Combate às Drogas dos Estados Unidos, feita para a Bloomberg.

A proporção entre usuários honestos e criminosos teria sido invertida. Os dados confrontam a ideia popular de que criptomoedas são usadas principalmente para fins ilícitos.

Historicamente, os criptoativos têm oferecido vantagens para criminosos fazerem negócios, especialmente na deep web, por funcionarem de forma anônima.

Lilita Infante, membro do Departamento de Combate às Drogas, disse para a reportagem da Bloomberg que, quando o Bitcoin começou a se popularizar entre criminosos, em 2013, seu uso ilícito chegava a 90% de todas as transações. Atualmente, o número caiu para 10%.

Os dados foram obtidos graças à análise que Infante vem fazendo há cinco anos com os registros públicos de transações na rede blockchain da criptomoeda. A principal atividade nos dias de hoje é a especulação, conforme o estudo.

O volume de transações e o valor do dólar em atividades ilegais aumentaram muito ao longo dos anos, mas a proporção diminuiu. A maioria das transações são usadas para especulação de preços.

Infante faz parte da Força-Tarefa de Investigação de Cibercrime, que é composta por dez agentes. A equipe é dedicada a levantar informações sobre crimes cometidos na deep web, além de casos relacionados a moedas digitais. A força-tarefa trabalha em colaboração com o Superintendência Federal de Investigações e a Superintendência de Álcool, Tabaco, Armas de Fogo e Explosivos.

Os dados da investigadora contradizem a percepção popular de que as criptomoedas sejam como um ímã para criminosos.

Lilita lembra, porém, que moedas digitais são preponderantes na deep web, e que é nela onde o bitcoin é mais usado como meio de troca. Já no mercado fora da criminalidade, o criptoativo é usado majoritariamente por especuladores que buscam lucrar com a variação cambial.


Compre Bitcoin no Celular

A BitcoinTrade é a melhor plataforma para operar criptomoedas do Brasil.
Compre Bitcoin, Ethereum e Litecoin com segurança e liquidez, diretamente pelo app.
Baixe agora e aproveite, acesse: www.bitcointrade.com.br