5 funções de processamento de um sistema perfeito de pagamento em criptomoedas

Blockchain e criptomoedas estão ficando cada vez mais envolvidos em nossas vidas. Juntamente com a inteligência artificial, a robótica, a Internet das Coisas, a realidade virtual e a segurança cibernética, elas são os componentes da nova realidade econômica.

As pessoas estão cada vez mais interessadas em comprar ou vender bens e serviços não apenas para o dinheiro normal, mas também para o digital, enquanto que, para as empresas, a capacidade de aceitar pagamentos em criptomoedas é agora uma vantagem competitiva.

Além disso, muitos traders estão migrando dos mercados financeiros tradicionais para os de criptomoeda, com grandes oportunidades e perspectivas resultantes de baixos níveis de entrada e volatilidade. Isso significa que, no momento, há uma grande demanda por novas plataformas fáceis de usar que podem fornecer processamento rápido e seguro, armazenamento e troca de ativos digitais entre si e com dinheiro fiduciário.

Sistema de pagamento como ferramenta para distribuição mundial de criptomoedas

Os sistemas de pagamento de criptomoeda lidam com pagamentos em Bitcoin e Altcoin em nome de empresas (lojas, plataformas de jogos, serviços de streaming, etc.) ou indivíduos. Uma série de razões torna conveniente pagar com criptomoeda: você pode fazê-lo de forma rápida, barata, transparente, segura e anônima.

De um ponto de vista técnico, o pagamento por bens ou serviços em criptomoeda é uma conversão do dinheiro fiduciário em um ativo digital, sua troca por bens ou serviços e a conversão inversa de um ativo em moeda fiduciária. No entanto, as opções básicas não são mais suficientes para o usuário hoje. Para que os pagamentos por criptomoeda se tornem um fenômeno verdadeiramente global, os operadores devem oferecer ainda mais oportunidades para consumidores e empresas.

Sistemas modernos de pagamento por criptomoedas (CoinsPaid, BitPay, Cryptopay) fornecem serviços multifuncionais, incluindo serviços de custódia, operações de várias moedas (suporte a moedas digitais e fiduciárias), conversão on-the-fly (criptografia), transações instantâneas e cartão de débito.

Operações multimoedas

As soluções de pagamento em multimoedas ampliam as oportunidades de comércio para vendedores e compradores, criando serviços avançados para aceitar e processar pagamentos. Para efetuar transações e pagamentos on-line, os usuários recebem uma conta unificada em várias moedas, que fornece acesso livre ao saldo e às transações em todas as moedas aceitas. Por sua vez, os beneficiários são capazes de converter fundos e retirá-los de várias maneiras disponíveis no terminal, incluindo moedas criptográficas e fiduciárias.

Por exemplo, CoinsPaid suporta Bitcoin e mais de 50 Altcoins. Os pagamentos aos vendedores podem ser feitos em criptomoedas ou euro. No futuro próximo, os usuários também terão a oportunidade de comprar criptomoedas usando cartões de crédito ou débito.

Conversão Crypto-Fiat

Os usuários vão precisar de dinheiro fiduciário, desde que as criptomoedas não estejam a par das moedas nacionais e os reguladores financeiros estejam céticos quanto à livre conversão. Nos sistemas de pagamento mais populares, os mercados de criptomoeda e fiat são interconectados, garantindo a segurança, a confiabilidade e a alta velocidade das transações.

Como exemplo, o CoinsPaid reúne um processador de pagamento de criptomoedas funcional para os negócios e uma conveniente carteira de criptomoeda para os usuários. O serviço está constantemente expandindo o pool de moedas digitais disponíveis e também permite que as empresas depositem ou retirem fiat usando suas próprias carteiras e contas bancárias. Além disso, assim que a função de carteira pessoal for ativada, qualquer usuário poderá obter um cartão de débito com marca e abrir um IBAN dedicado no CoinsPaid.

A empresa está desenvolvendo uma infra-estrutura financeira transparente baseada em acordos com os principais provedores de serviços de liquidez, bancos e pagamentos. A alta velocidade das operações é obtida através da otimização dos processos de compensação, o que é possível devido à sólida experiência e especialização no mercado financeiro.

Serviço de custódia

Com a proliferação de criptomoedas, as questões de segurança estão ganhando espaço. Em 2018-2019, as exchange de criptomoedas (Binance, Gemini, Bitfinex) começaram a lançar serviços de custódia que combinavam diferentes tipos de métodos de armazenamento a quente e a frio. Para grandes investidores, soluções de custódia são uma condição necessária quando se trabalha com criptomoedas. Ao confiar seus ativos a terceiros especializados em armazenamento, os investidores pagam por um alto nível de segurança e fazem um seguro contra a perda de seus fundos.

A maioria dos produtos de custódia existentes é oferecida por empresas com uma ampla gama de serviços de investimento e destinam-se a clientes institucionais. Os serviços de custódia para uma ampla gama de usuários são fornecidos pela BitGo Trust e uma das mais antigas carteiras Bitcoin Xapo.

O sistema de pagamento da CoinsPaid está planejando lançar seu próprio serviço de custódia também. A empresa armazena 100% dos fundos de seus clientes em carteiras frias e, muito em breve, a segurança de ativos financeiros e de segurança do sistema será auditada anualmente por auditores externos.

Aquisição de cartão de débito

Os cartões de débito com criptomoedas destinam-se a simplificar o processo de utilização direta do saldo digital. Eles podem ser úteis para compras on-line e off-line ou para retirada de dinheiro de um caixa eletrônico. A ferramenta fácil de usar permite-lhe manter a maior parte do seu dinheiro em criptomoedas e usá-lo no seu dia-a-dia, convertendo-o em fiat de uma forma rápida e econômica.

Os cartões de criptomoedas mais populares são oferecidos pelos serviços de pagamento Cryptopay, Wirex e BitPay.

Transações instantâneas

Uma das principais vantagens da compensação de criptomoedas é a alta velocidade das operações. Ao contrário do dinheiro fiduciário tradicional, seus análogos digitais não têm limitações e podem ser transferidos de um local para outro em questão de segundos. Somente a rede sobrecarregada ou procedimentos lentos de conversão e troca podem causar atrasos nos pagamentos de criptomoeda.

O primeiro problema foi resolvido com sucesso pelos desenvolvedores, que estão atualizando regularmente suas redes digitais existentes para aumentar sua escalabilidade. O segundo fator depende totalmente das capacidades do operador.

Assim, os líderes da indústria de hoje podem garantir transações imediatas. Por exemplo, a plataforma BitPay, que processou US $ 1 bilhão em pagamentos em 2018, converte a criptomoeda em decréscimo em poucos segundos, enquanto a operadora CoinsPaid oferece depósito instantâneo, exibindo a transação antes que ela seja realmente concluída em uma blockchain.

À medida que as criptomoedas estão se espalhando pelo mundo, mais e mais pessoas estão dispostas a usá-las para pagar por bens e serviços, e as empresas de pagamento estão dispostas a fornecer-lhes essa oportunidade. Ao mesmo tempo, a falta de um status legal claro e a inerente volatilidade das criptomoedas ainda tornam necessário vinculá-las à moeda fiduciária. Os sistemas de pagamento de hoje são capazes de unir os mercados de criptomoedas e fiat e estão constantemente expandindo a funcionalidade disponível para promover a integração global das operações de criptomoeda na sociedade.

Receba nossa Newsletter

Quer receber as principais notícias e análises? Coloque seu e-mail abaixo!