Desmentindo 3 Mitos sobre o Bitcoin

O site BTCMaganer desmantelou três mitos sobre o bitcoin.

1. Bitcoin não é apoiado por nada e não tem valor

Abra sua carteira e considere as cédulas dentro dela. Você as guarda por causa da sua crença no governo e na crença de que outras pessoas as querem.

Bitcoin é o mesmo, mas com uma diferença.

A diferença é que as cédulas são dos governos, enquanto os bitcoins são de uma tecnologia chamada blockchain.

Ouro e prata também não tem lastro em nada, mas esses metais são alguns dos mais valiosos da Terra. Eles também não valem?

O valor de algo é subjetivo. O fato das pessoas comprarem bitcoin significa que a criptomoeda tem valor porque as pessoas acreditam que sim. Assim como você acredita que seu banco não entrará em colapso ou desaparecerá com seu dinheiro. Mesma coisa.

2. 21 milhões de Bitcoins é muito pouco para uma moeda; não é escalável

Só haverá 21 milhões de bitcoins, mas lembre-se de que um bitcoin é divisível em oito casas decimais. Essas decimais somam um número muito grande.

Existem 2,099,99,997,690,000 (2 quadrilhões) de unidades na rede Bitcoin.

E cada moeda é divisível por 100.000.000 de unidades cada.

Não trocamos um bitcoin por vez. Em vez disso, trocamos com unidades muito pequenas, como mili-bitcoins (mBTC) ou micro-bitcoins (μBTC).

Embora o fornecimento de bitcoin tenha um limite máximo de 21 milhões, esse não é um bom argumento contra o futuro de Bitcoin. Nós sempre podemos dividir uma moeda em fracções muito menores.

Essas frações podem resolver os problemas de fornecimento e dimensionamento do bitcoin, se houver algum.

3. Bitcoin é um esquema de Ponzi

Este mito vem de um mal entendido sobre o que é um esquema de Ponzi.

Em um esquema de Ponzi, os fundadores enganos os investidores a se juntarem em busca de lucros garantidos.

Bitcoin não faz tais promessas. Não há nenhum grupo de indivíduos de elite que comande a criptomoeda. O bitcoin é descentralizado, não tem como ser uma pirâmide.

A diferença entre bitcoin e um esquema de Ponzi é quem são os vencedores e perdedores. Um Ponzi é sempre insustentável. O dinheiro novo paga dinheiro antigo, e apenas as pessoas que entram primeiro em um esquema de Ponzi fazem lucro. Há vencedores claros e perdedores.

Ao contrário de um esquema de Ponzi, bitcoin não é um jogo de soma zero, nem é win-lose, mas win-win.

Todo mundo que detém bitcoin ganha de um aumento na demanda e adoção pela sociedade. Mesmo os que não são detentores de bitcoins ganham, pois podem desfrutar de uma moeda nova, descentralizada, peer-to-peer e com inovações no futuro.

Receba nossa Newsletter

Quer receber as principais notícias e análises? Coloque seu e-mail abaixo!