3 Criptomoedas que Sobreviveriam Após um Possível Crash

*Artigo de opinião escrito por Jon Creasy para o Hackernoon.

A mídia mainstream está apaixonada por manchetes onde chamam as criptomoedas de bolha. É possível ver isso em todos os lugares.

Eu, por outro lado, escrevi vários artigos sobre o porquê eu acredito que o contrário é verdadeiro. No entanto, como um exercício mental, eu gosto de pensar em quais tokens ficariam em pé, caso a bolha realmente estourasse.

Eu não estou sozinho neste exercício estranho – Daniel Jeffries também escreveu sobre o assunto, dizendo que algo como 10% das criptomoedas atuais existe uma chance de superar qualquer explosão de bolhas que venha a ocorrer.

Os 10% dos projetos que atravessassem o banho de sangue se converterão na Amazon, Google e Facebook do amanhã e provavelmente até mesmo o JP Morgan e Goldman Sachs, além de mencionar até mesmo os governos do futuro, como democracias diretas digitais ou democracias líquidas.

Antes de mergulhar na minha opinião sobre o assunto, deixe-me fazer uma advertência:

Eu acredito que a chamada “cripto-bolha” é diferente de tudo o que já vimos, incluindo a bolha da internet e a bolha das tulipas, e quando/se ela explodir, ela não se comportará de forma legítima ou da forma que os investidores esperam. Não consigo prever o futuro, mas sei que as criptomoedas são diferentes. E não estou sozinho nessa opinião.

Tudo dito, minhas três escolhas para sobreviver ao “Cripto Crash” são Bitcoin, Decred e Monero. Vamos dividir isso individualmente.

Bitcoin – A “Reserva de Valor”

Bitcoin existe há nove anos – uma eternidade quando se trata de criptomoedas. Já foi ao inferno e voltou várias vezes, incluindo alguns forks no passado não tão recente.

Muitos dos problemas que envolvem o Bitcoin provêm de membros da comunidade que desejam satisfazer demandas de escala, forçando o Bitcoin a permanecer uma moeda. Sem ficar técnico, parece-me melhor se deixarmos o Bitcoin permanecer o que se tornou: uma reserva de valor a longo prazo.

Muitos grandes nomes no mercado não concordam aqui, mas na minha opinião, o Bitcoin virá substituir coisas como um 401k (401(k) é um tipo de plano de aposentadoria patrocinado pelo empregador) ou uma conta de investimento tradicional. Será algo que você gradualmente colocou dinheiro e espera um retorno decente ao longo dos anos.

Se este for realmente o caso, acredito que devemos parar de tentar forçar o Bitcoin a ser uma moeda. Essa pode ser a visão original de Satoshi, mas também pode ser que Satoshi não tenha previsto tais problemas de escalabilidade nove anos depois (e se você está lendo isso, Satoshi … por favor perdoe minha blasfêmia).

Deixando o Bitcoin ser a reserva de valor que a maioria das pessoas estão usando, isso abre as portas para mais uma sobrevivente do ”cripto crash”. Esse tipo de moeda precisaria ter tarifas baixas e ser rápida, o que nos leva à minha próxima escolha.

Decred

Totalmente descentralizada, a Decred faz mudanças no sistema pelo voto de toda a comunidade. Não existe uma coalizão ministrada centralizada que possa ”forkar” o blockchain sempre que se tiver vontade. A comunidade realmente toma as decisões, e isso faz a Decred se destacar.

Além disso, a Dered está implementando a Lightning Network, tornando-a extremamente rápida e com taxas baixas. Em suma, esse slot para sobreviventes é o slot “Eu compraria um café com este token”.

Reconheço que existem várias alternativas para estar nesse lugar entre os sobreviventes, principalmente, na minha opinião, Litecoin. No entanto, sendo um fork do Bitcoin, acredito que a maioria das pessoas optará por uma moeda do dia-a-dia que é diferente do Bitcoin para ser distinguível. E Decred não é apenas uma opção com a qual é possível comprar um café e mantimentos – vem com uma “conta de poupança” também, através de seu sistema de proof-of-stake.

Ao guardar suas moedas Decred, você ganha uma quantidade fixa de “juros” como você faria em uma conta de poupança tradicional. Exceto que com a Decred, você está fazendo significativamente mais do que você faria com um banco.

Até agora, eu disse que o Bitcoin vai sobreviver ao “Cripto Crash” porque as pessoas vão precisar dele para investimentos de longo prazo, e um token como a Decred vai sobreviver para o uso diário prático. Isso nos leva à minha última seleção de sobreviventes.

Monero – “Seguro e Anônimo”

O terceiro aspecto da vida financeira, na minha opinião, é a segurança. Há transações que exigem anonimato por uma variedade de razões que não são ilícitas.

Talvez um governo deseje transacionar com outro sem que o mundo inteiro conheça, ou talvez um negócio deseje fazer uma compra de outro negócio ainda não público. Ou talvez seja necessária mais segurança entre as partes devido a preocupações legais.

Seja qual for o motivo, acredito que pelo menos um token que se concentra especificamente no anonimato vai sobreviver ao “Cripto Crash”. Provavelmente, será usado principalmente para transações e não para armazenar valor ou fazer compras diárias.

3b

Vale ressaltar que Ethereum não está nesta lista. Nada disso é dizer que Ethereum não pode ou não sobreviverá a um crash no mercado de criptomoedas. No entanto, eu queria colocar apenas três tokens essenciais, e a ETH não conseguiu fazer parte deles.

Eu amo (e atualmente faço hold) Ethereum, e acho que será enorme a longo prazo. Mas se uma falha acontecer, eu esperaria que todos os tokens ERC20 sofram um forte golpe, já que muitos desses tokens apresentam tecnologia subdesenvolvida (ou inexistente).

Não deixe a possibilidade de um crash no mercado lhe afastar das criptomoedas

As criptomoedas estão em uma bolha hoje? Vai cair e arruinar a economia? Talvez. Alguém no mundo financeiro realmente pode ver o futuro para saber quando ou se irá ocorrer? Absolutamente não.

Há muito a ser aprendido e muito lucro a partir da incrível inovação que são as criptomoedas para você ficar de fora. Participe! Faça sua própria pesquisa e invista em um token que o ajude a atingir seus objetivos na vida.

Quanto mais você se envolver com essa comunidade, mais você entenderá o quanto é diferente de tudo que o mundo financeiro já viu. Isso não eliminará o risco do “Cripto Crash”, mas isso lhe dará oportunidades que você não encontrará em nenhum outro lugar. E para mim, isso vale a pena.

Receba nossa Newsletter

Quer receber as principais notícias e análises? Coloque seu e-mail abaixo!