12.000 BTC: Golpe Envolvendo Bitcoin Faz 10 Mil Vítimas

Uma fraude envolvendo investimentos em bitcoin na Áustria teria afetado mais de dez mil investidores no país e em toda a Europa.

R$ 420 Milhões

Os detalhes estão surgindo sobre um esquema de investimento austríaco, denominado “Optioment”, onde seus operadores supostamente roubaram cerca de 12 mil bitcoins (cerca de R$ 420 milhões em preços atuais) de mais de 10 mil vítimas que investiram no esquema.

O esquema tinha um site, agora desconectado, afirmando ser o “primeiro produto global de investimentos em Bitcoin” proveniente de um fundo de bitcoin baseado na Costa Rica”.

O esquema também afirmou ter sua plataforma de “investimento” apoiada por ativos com mais de 35.000 BTC.

O relatório da Die Presse revela que os investidores foram atraídos pela promessa de retornos crescentes de 1,5% a 4% por semana em seus bitcoins depositados. Os investidores também eram recompensados ​​por levar novos usuários para o esquema, tática bem conhecida por pirâmides.

“A OPTIOMENT lhe paga Bitcoins quando você compartilha com seus amigos e colegas de trabalho”, dizia o site, disponível no Arquivo da Internet.

“Nosso primeiro nível do plano de compensação não remunerado lhe paga 7%, segundo nível 4%, terceiro nível 3% e muito mais. E você recebe cada vez que o membro da sua rede faz um depósito, não só pela primeira vez, mas também por todas as vezes. Ativo e passivo!”

Essa palavras soam familiares para você? Sim, muitas empresas agem dessa forma, inclusive alguns esquemas brasileiro. Sempre desconfie de ”empresas” assim. A chance de você ser roubado é enorme.

O maior evento de investidores organizado pela Optioment ocorreu nas semanas anteriores ao colapso, onde 700 participantes apareceram em um hotel em Viena. O esquema de investimentos também viu sua rede se expandir para investidores na Polônia, Romênia e na antiga Yugoslavia.

No final de janeiro, a Autoridade de Mercados Financeiros da Áustria começou a colaborar com o Ministério Público em Viena para realizar uma investigação sobre a suspeita de fraudes e esquemas ponzi (pirâmides), acrescentou o relatório Die Presse.

Dois dos três operadores que estão por trás da Optioment foram identificados. Como tal, nenhuma prisão foi feita, disse uma porta-voz da FMA a Bloomberg. Ainda assim, o Ministério Público está analisando “centenas de queixas” de investidores austríacos, levando as autoridades a pressionar a Interpol para ajudar a rastrear os operadores da suposta fraude.

Leia Também: Tom Lee Prevê Bitcoin Atingir Novos Recorde de Preço em Julho

 

BitcoinTrade

A primeira plataforma Brasileira que você pode comprar com segurança utilizando o seu Cartão de Crédito como forma de pagamento. Eles aceitam Visa e Mastercard. A BitcoinTrade ainda conta com certificação de segurança PCI Compliance, a única no Brasil. Acesse aqui: https://www.bitcointrade.com.br

Receba nossa Newsletter

Quer receber as principais notícias e análises? Coloque seu e-mail abaixo!