10 Mil dólares em Bitcoin investidos em 2010 hoje valem 200 Milhões

0
1024

Tanto o Bitcoin quanto o ouro são considerados importantes reservas de valor e ativos de refúgio seguro. No entanto, ao longo dos últimos sete anos, um experimentou uma meteórica ascensão na capitalização de mercado, base de usuários e valor, enquanto o outro não conseguiu corresponder às expectativas dos seus investidores.

Leia Também: Japoneses estão aderindo ao Bitcoin mais do que o esperado

Saudações  aos primeiros investidores do Bitcoin

Em 13 de maio, a StockTwits, a maior plataforma de comunicações financeiras do mundo para a comunidade investidora, revelou um dos gráficos de crescimento de seus usuários, comparando várias moedas, títulos e ativos. Nele, um usuário da StockTwits com nome de Charlie Bilello observou que um investimento $ 10.000 dólares em Bitcoin feito em julho de 2010 teria ganhado um retorno de $ 200 milhões de dólares.

Para ser exato, um investidor de Bitcoin que comprou $ 10.000 no valor do Bitcoin em 2010 teria ganho $ 201.56 Milhões de dólares.

Em contraste, um investidor que comprou $ 10.000 dólares em ouro em 2010 estaria hoje com $ 9.981 dólares.

O ouro é amplamente considerado como um ativo seguro, o que por definição significa um investimento que mantém ou aumenta seu valor em meio à turbulência do mercado e à segurança econômica, ao longo do tempo. Nos últimos sete anos, o ouro não encontrou nenhuma das duas descrições. O ouro não conseguiu sustentar seu valor ao longo de um período de sete anos e não conseguiu ver um aumento em seu valor. Assim, se o ouro ainda pode ser considerado como um ativo de refúgio seguro é bastante incerto.

Desde julho de 2010, Bitcoin tem superado significativamente o Real, iene japonês, dólar canadense, Euro, prata, ouro, dólar dos EUA, títulos, ações globais, imobiliário dos EUA e ações dos EUA. Naturalmente, sua natureza descentralizada, alta liquidez e transportabilidade começaram a atrair uma ampla gama de investidores que procuram ativos alternativos para proteger sua riqueza com um investimento de longo prazo.

As vantagens do Bitcoin

De muitas maneiras, Bitcoin pode ser percebido como o Ouro 2.0, ou ouro digital, devido às suas características. Ao contrário do ouro, Bitcoin pode sustentar seu valor ou mesmo registrar um aumento em seu valor ao longo do tempo por causa do seu limite fixo de 21 milhões de Bitcoins. Se uma enorme oferta de ouro for descoberta, então o ouro pode se tornar inflacionário em termos de oferta e pode dificultar seu valor de médio prazo.

De fato, no final de março, a maior mina de ouro da China até o momento foi descoberta pelo Shangdong Gold Group, um produtor estatal de ouro na China. Na época, Bloomberg relatou:

“A mina Xiling, na província de Shandong, disse às autoridades locais que havia encontrado 382,58 toneladas de reservas de ouro e que o volume poderia chegar a mais de 550 toneladas uma vez que a exploração fosse concluída em dois anos”.

Mais importante ainda, a propriedade do Bitcoin é evidentemente retratada com a utilização da criptografia. Assim, Bitcoin não pode ser aproveitado por uma entidade central porque a própria rede Bitcoin é descentralizada e inalterável.