Relatório do Parlamento Europeu diz que a Blockchain Transformará Nossas Vidas

0
69

O Parlamento Europeu publicou um relatório dedicado a examinar a forma como a Blockchain “transformara vidas” dos cidadãos da União Europeia.

O documento, originalmente concluído em fevereiro, pretende ser um “ponto de entrada acessível” para entender a Blockchain, dizem seus autores.

“A tecnologia Blockchain é de interesse crescente para os cidadãos, empresas e legisladores em toda a União Europeia”, continuam eles.

“Este relatório é destinado a fornecer um ponto de entrada para aqueles curiosos sobre a tecnologia blockchain, de modo a estimular o interesse e provocar discussão em torno de seu potencial impacto.”

No entanto, o tom contrasta profundamente com o das criptomoedas, com legisladores que propõem controles draconianos sobre transações de criptomoedas que envolveriam até identidades pessoais de usuários ligados as carteiras.

Essa perspectiva também é aparente no relatório sobre a Blockchain, onde as características da tecnologia se cruzam com as do próprio Bitcoin.

“Em sua forma mais pura a Blockchain promove uma redistribuição do poder de atores centrais em grandes comunidades de pares”, conclui o relatório.

“Enquanto as visões mais idealistas e revolucionárias do desenvolvimento da blockchain provavelmente por enquanto permanecerão apenas na imaginação, as implementações mais moderadas da blockchain podem ainda promover algum grau de redistribuição e transparência”.